OS CICLOS BÁSICOS DA ENERGIA BIOLÓGICA

A seguir, descrevemos as características dos três principais Ritmos Biológicos, bem como suas manifestações nas diferentes fases.

        CICLO FÍSICO (F): também chamado de "masculino", dura 23 dias (11,5 Positivos e 11,5 Negativos) e manifesta-se através dos músculos, ossos, funções digestivas e sistema imunológico. Afeta principalmente nossa resistência às doenças, percepção da dor, desempenho sexual, força, coordenação motora, velocidade, resistência e energia. Nos dias Críticos deste Ritmo, adoecemos ao menor descuido, devemos evitar tarefas que exijam esforço (cansamos mais facilmente) e cuidar-nos com tudo que possa produzir danos ao corpo (acidentes, cortes, queimaduras, contusões, quedas). Testes efetuados em câmaras Kirlian, que fotografam a aura humana (campo eletromagnético que envolve os seres vivos), mostraram que nessa fase estamos menos protegidos por essa espécie de "escudo" natural. O mesmo ocorre, em menor intensidade, nos dias Negativos, durante os quais também estamos mais vulneráveis a agressões internas e externas.

        CICLO EMOCIONAL (E): também chamado de "feminino", dura 28 dias (14 Positivos e 14 Negativos), ou seja, exatas quatro semanas. Observe no seu Ritmograma em que dia da semana cairá a primeira letra "E" na linha do Crítico ; nesse mesmo dia da semana foi quando você nasceu. Isso significa que, no decorrer das semanas, um mesmo dia a cada duas semanas lhe traz maior irritação, intercalados de um mais alegre e outro de desânimo e chateação. Passe a observar. O Emocional rege os sistemas nervoso e cardiovascular, sendo o elo de ligação entre o cérebro (comando) e o corpo (executor das ações), por isso os Bio-Ritmologistas atribuem-lhe uma importância maior.

        Este Ritmo governa a criatividade, a sensibilidade, a saúde mental, o gênio (bom-humor ou mau-humor), os sentimentos de amor, otimismo e humanitarismo, a percepção do mundo e de nós mesmos, dentro deste ambiente. Discussões, brigas, crises nervosas, depressão e frustrações sem sentido, são freqüentes nos dias Críticos. Também nas fases Negativas, é necessário toda a calma possível, ou deixando-se para depois tudo que dependa de "entendimento", pois a tendência natural nessas fases "baixas" é de piora nos relacionamentos, seja familiar, afetivo, social ou profissional. O Emocional é, portanto, o Ritmo de equilíbrio ( e às vezes, desequilíbrio !) entre o Intelectual e o Físico, dando-lhes maior ou menor expressão nas fases Positiva ou Negativa, de acordo com a personalidade de cada um.

        Nas mulheres, o Emocional mantém íntima relação com o Ciclo Menstrual, de semelhante duração média, podendo indicar - e explicar - as possíveis alterações de comportamento registradas "naqueles dias", a célebre TPM (Tensão Pré-Menstrual). Estudiosos admitem a ligação de ambos fenômenos humanos com o Ciclo Lunar, que afinal produz as marés, sendo nosso organismo constituído em oitenta por cento de água. Uma gestação normal dura exatos dez Ciclos Emocionais (ou também Lunações, que duram 280 dias ou 40 semanas, o que dá aproximadamente nove meses).

        Outro detalhe: se a fecundação deu-se na fase Emocional "alta", o sexo do bebê será feminino; se o Físico estiver "alto", será masculino, conforme observações rigorosamente controladas por especialistas, repetidas e comprovadas inúmeras vezes por nós mesmos, tanto "prevendo" sexos de bebês, como repetindo os cálculos de crianças já nascidas. Para isso, é necessário uma memória clara da data (ou dias) mais provável da concepção. É também possível programar-se o sexo do bebê, através da técnica do Bio-Ritmo, observando os gráficos dos parceiros e deixando de utilizar-se preservativos ou pílula anticoncepcional nas datas escolhidas, conforme o sexo desejado para o filho.

        CICLO INTELECTUAL (I): também chamado de "mental" e "psíquico", é o mais longo dos três, tendo duração de 33 dias (16,5 ativos e 16,5 passivos), manifestando-se na atividade cerebral. Por isso todos nós (e mais evidentemente os estudantes, escritores, artistas, etc.) atravessamos períodos de alta e baixa produtividade, a ponto de haver aqueles dias onde simplesmente "não temos cabeça para nada". Em outra época, as idéias e soluções parecem surgir à nossa mente com extrema facilidade. Esse Ritmo reflete os estados da memória, inteligência, lucidez, poder de raciocínio, inspiração, concentração, a lógica, a reação (reflexos), a agilidade e a ambição.

        Seu auge tende a ser favorecido quando coincidir com Emocional Positivo (ao contrário, quando o "E" estiver Negativo, deve-se tomar decisões práticas, sem deixar os sentimentos, emoções, "o coração" afetar o pensamento). Quando o Intelectual está Crítico, ocorre o que chamamos de "branco", ou ainda o famoso "minuto de bobeira": podemos tomar medidas incorretas, a memória falha, fazemos maus negócios e nos expressamos inadequadamente.

        É quando agimos de forma a nos arrepender depois, pensando melhor sobre cada situação. Toda prudência é recomendada nos negócios (adiando decisões importantes), estudos (tende-se a ter desempenho medíocre), no usar das palavras (falar o que não deve) e nas atividades que dependem de atenção e implicam riscos (trânsito, operação de máquinas, instrumentos e aparelhos), pois podemos ficar "desligados" e causar algum dano, a nós ou aos outros, por pura desatenção.

        É muito comum as pessoas, ao tomarem conhecimento de seus Ritmogramas, verem apenas linhas curiosas que sobem e descem, indicando tendências. A maioria acompanha o gráfico superficialmente e como quase sempre não apresentam fases muito marcantes (tanto Positivas como Negativas ou Críticas), perdem logo o interesse e deixam de utilizá-lo. Quando se analisa uma data fatídica do passado (acidente, crise, violência, etc.) e fica evidente sua previsibilidade diante do Bio-Ritmo, torna-se um adepto imediatamente. Ou a pessoa espera passar um dia daqueles, que se "levanta com pé esquerdo", para "acreditar" no Bio-Ritmo. Como se o assunto dependesse de crença e não de estudo. Leva-se uma vida inteira para se construir algo e apenas um minuto para se botar tudo a perder. É esse exato instante que o Bio-Ritmo pode evitar.