COPA DO MUNDO 2006 - BRASIL X CROÁCIA:

BRASIL ESTRÉIA MAL. RONALDOS EM DIA DE RISCO.

ADRIANO TEM TUDO PARA SER O DESTAQUE.

O Brasil estréia neste dia 13 contra a Croácia com uma média de desempenho bem abaixo do ideal. A análise é do bio-ritmologista Felipe Porto, autor do livro "Bio-Ritmo: leve a vida não seja levado por ela", que desde a Copa do Mundo de 1990 realiza prognósticos para diversas emissoras de televisão, rádios e jornais, com base no estudo dos chamados Ritmos Biológicos, dos quais os mais conhecidos são o Físico, o Emocional e o Intelectual, obtendo acertos classificados muitas vezes pela imprensa até como "fantásticos" pela precisão das projeções obtidas através deste método.

O jogador Ronaldo "fenômeno" estará num péssimo dia, com o Físico e Intelectual em momento crítico e o Emocional muito baixo, devendo apresentar pouca motivação, com riscos de cometer erros e até sofrer uma contusão, o que, caso se confirmar, pode prejudicar sua atuação durante o restante da competição, teme o especialista Felipe Porto. Ronaldinho Gaúcho também estará em fase muito perigosa, com Físico e Emocional crítico, embora com o Intelectual bom, devendo  evitar a todo custo o nervosismo que pode levá-lo a cometer faltas e mesmo acabar se machucando também.

Quanto ao defensor do Brasil, Dida, mesmo com disposição (E+), estará com o Físico em dia delicado e também propenso a se contundir. Na parte mental, do que depende muito sua atuação, com Intelectual baixo, não terá plena visão do jogo, correndo riscos de cometer falhas de avaliação. Portanto, tudo deve ser feito para que sua presença no jogo seja exigida o mínimo possível, já que tem tudo para levar gols que tradicionalmente não deixaria passar caso estivesse numa fase mais otimista.

O capitão Cafu, de quem seria de se esperar o pleno comando da equipe, estará no dia 13 com todos os ciclos biológicos em baixa e com isso tem tudo para apresentar uma presença apagada no jogo. Lúcio, com E e I críticos, Juan triplo negativo, Roberto Carlos com F e E baixo (I +) e Zé Roberto com mental crítico, E baixo mas Físico bem, completam o quadro  nada animador para a equipe brasileira nesta estréia na Copa do Mundo da Alemanha.

O maior destaque da partida deverá ser mesmo Adriano, que estará no máximo de sua capacidade física, emocional e intelectual na partida contra a Croácia, sendo nele quem Felipe Porto deposita as maiores esperanças de o Brasil conseguir um resultado positivo. Emerson com F e I bem (embora com E baixo) e Kaká com F e I bons (mas E baixo), também trazem maiores esperanças, mas no geral, o Brasil estará, conforme os gráficos de Bio-Ritmo, muito abaixo de sua real capacidade em campo na abertura da Copa 2006. Confira nos gráficos abaixo.

GRÁFICOS DOS JOGADORES TITULARES

Dida: Físico crítico e Intelectual baixo, Emocional positivo

Cafu: triplo negativo

 Lucio: Intelectual e Emocional críticos, Físico bem

Juan: triplo negativo

Emerson: Emocional baixo mas Físico e Intelectual bem

Roberto Carlos: Físico e Emocional baixo mas Intelectual bem

Adriano: triplo ótimo, num dia excelente e raro em sua vida

Kaká: Físico e Intelectual bem mas Emocional baixo

Ronaldo: Físico e Intelectual crítico e Emocional muito baixo, corre riscos de contusão

Ronaldinho Gaúcho: Físico crítico Emocional e Intelectual bem, também com risco de se machucar ou prejudicar o corpo pelo excesso de ímpeto

 Zé Roberto: Intelectual crítico Emocional baixo e Físico bem

Edmilson: cortado da equipe no dia 31 de Maio por motivo de contusão. Veja como estava seu gráfico, passando pelo mais baixo momento possível nos ritmos Físico e Emocional.

================================================================

(O que é Bio-Ritmo?)

OS CICLOS DA VIDA

            O especialista Felipe Porto faz questão de antecipar que além de não gostar, não entende nada de futebol. Entretanto, possui diversos vídeos de entrevistas a emissoras de TVs nas Copas passadas, inclusive uma em que previu cerca de 3 horas antes do primeiro jogo Brasil x Suécia, na Copa 94, que o Brasil teria uma queda brusca de produção e acabou cedendo o empate, o que era considerado praticamente impossível, pois vinha de dois excelentes resultados anteriores. Nos recortes de jornais que coleciona, muitas vezes chegou a antecipar quem marcaria gols, teria contusões, teria bom ou mau desempenho, com acertos classificados até de “fantásticos” nas edições posteriores com avaliações das suas análises.

            “Apesar disso, é preciso deixar muito claro que Bio-Ritmo nada tem a ver com adivinhação ou esoterismo. Trata-se de um método científico e matemático desenvolvido pelo Dr. Wilhelm Fliess, médico, maior amigo e depois desafeto de Sigmund Freud, tendo sido eleito pelo seu brilhantismo como presidente da Academia Alemã de Ciências no início do século passado e pelos psicólogos suíços Hermann Swoboda e Alfred Teltscher. Hoje o sistema é aplicado em grandes corporações empresariais, esportivas, militares, administrativas e outras em todo mundo, a exemplo da Força Aérea Americana, companhias aéreas, equipes desportivas, em quase todas empresas japonesas, etc.”, acrescenta.

            O Bio-Ritmo (ou Biorritmo, conforme grafia mais usual, embora errônea) é traçado a partir da data de nascimento de uma pessoa, com a finalidade de apurar o número de dias vividos até uma determinada data que se deseja analisar. Esse total é dividido pelo número de dias de cada Ciclo, tendo o Físico uma duração de 23 dias, o Emocional de 28 e o Intelectual de 33 dias, partindo o gráfico no momento do nascimento do “ponto zero” ou Crítico Triplo, oscilando na metade de cada período em fases Positiva e Negativa. Para os jogadores do Brasil, foram consideradas as datas de nascimento divulgadas pela Imprensa e constantes no site da CBF na Internet. A confiabilidade das tendências analisadas depende totalmente da presumível precisão das datas de nascimento anunciadas.

            Felipe Porto é autor do livro “Bio-Ritmo: Leve a Vida, não Seja Levado por Ela”, também publicado em CD-ROM, pela necessidade de ser acompanhado por cerca de 20 programas de computador que possibilitam a qualquer pessoa a não só melhorar seu desempenho no trabalho, esporte, lazer, estudos, vida afetiva e sexual, enfim todas as áreas de relações humanas, mas também evitar acidentes, problemas de saúde e até a violência, através de atitudes preventivas inspiradas pelos gráficos calculados por computador. “Basta dizer que 70 a 90 por cento das pessoas adoecem, se acidentam e morrem em dias plenamente previsíveis matematicamente, pela análise das curvas de seus Ciclos Biológicos”, exemplifica.

            Esse trabalho está disponível no site oficial do Bio-Ritmo no Brasil, cujo endereço é www.biociclos.com.br , onde boa parte do livro está disponível gratuitamente, inclusive para se calcular “on line” seus próprios gráficos. Contatos com Felipe Porto podem ser feitos também através dos telefones (61) 3322-8060, 3226-0003, 3383-5502 ou 9221-0058, em Brasília, onde reside.  E-mail: honzze@gmail.com.