ALERTA GERAL   

EM OFF: DESTA VEZ, ANALISANDO OS GRÁFICOS DA SELEÇÃO DO BRASIL E DA INGLATERRA, ADMITIMOS PELA PRIMEIRA VEZ NÃO ACREDITAR QUE O BRASIL PASSE PELA INGLATERRA, A MENOS QUE SCOLARI COMETA ALGUMA COISA CERTA DESTA VEZ, ESCALANDO UM TIME TOTALMENTE INUSITADO E INESPERADO, CONTANDO COM JOGADORES COMO GILBERTO SILVA, EDMÍLSON, KLÉBERSON, RICARDINHO, EDÍLSON, KAKÁ E BELLETTI, QUE ESTÃO EM ÓTIMA FASE, ALÉM, LOGICAMENTE, RONALDINHO GAÚCHO, QUE TEM TUDO PARA SER O GRANDE DESTAQUE DESTA PARTIDA. MINHA ALTÍSSIMA TAXA DE ACERTOS NAS ANÁLISES ANTERIORES (CONFIRA) E MAIS DE 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO ME DÃO ESSA CERTEZA.

SE ALGUÉM TIVER COMO AVISAR O FELIPÃO, EM NOME DO BRASIL, FAÇAM ISSO OU ENTÃO VAI SER NO MÍNIMO UM TREMENDO SUFOCO, SENÃO MESMA A DERROTA QUE TODOS NÓS NÃO DESEJAMOS.

Felipe Porto

================================================================  

BIO-RITMO: BRASIL EM SEU PIOR

MOMENTO CONTRA INGLATERRA

            Ronaldo e Rivaldo terão que mostrar novamente seus talentos para reverter as curvas em baixa. Marcos, Roberto Carlos, Cafu, Roque Júnior, Lúcio, Denílson em seus piores dias. Ronaldinho em seu melhor momento no ano é a maior esperança para o Brasil. Gilberto Silva, Edmílson, Kléberson, Ricardinho, Edílson, Kaká e Belleti em ótima data poderiam ser a salvação, caso Scolari resolvesse colocá-los em campo desde o início da partida.

            Este é, em resumo, o quadro dos gráficos de Bio-Ritmo analisados pelo estudioso no assunto, o jornalista, escritor e bio-ritmologista Felipe Porto, autor de previsões com grande margem de acerto para a TV Globo - MS nas Copas de 90 e 94 e previsões para a Globo – DF em 99 e 2000, autor do livro “Bio-Ritmo: Leve a Vida, não Seja Levado por Ela”, contabilizando mais de 600 recortes de jornais com suas análises em mais de 20 anos de pesquisas na área de Ciclos Biológicos Humanos. 

Confiante apenas nesse método desenvolvido por médicos e psicólogos alemães e suíços no início deste século e aplicado largamente em todo mundo, garante ser o perfil médio do time brasileiro para o jogo contra a Inglaterra o pior de todos que vem analisando, contendo-se para não afirmar com todas as letras que o Brasil dificilmente superará este obstáculo. "Infelizmente Scolari segue métodos muito ortodoxos para fazer a escalação, apesar de ter buscado ajuda de Astrologia e Numerologia. Apesar de a Seleção conhecer e aplicar o sistema há muitos anos, não segue as orientações ao “pé da letra”, servindo mais como guia do que como fator determinante, ao contrário de grandes equipes desportivas dos países mais desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos, Europa e Japão".           

            O técnico Luiz Felipe Scolari, ainda continua numa boa fase em seu gráfico, mas declinando em todos os aspectos rapidamente. Caso o Brasil passe pela Inglaterra, na partida seguinte estará numa situação muito parecida com a da abertura da Copa. Tomara que a Seleção Brasileira não acompanhe seu estado geral, caso contrário voltará a fazer substituições erradas e apresentar o que foi classificado pela Imprensa, um comportamento "desesperado" e "descontrolado" ao acompanhar o jogo contra a Turquia.

Marcos – talvez um dos momentos menos favoráveis desde a abertura da Copa, quando esteve bem. O Intelectual semi-Crítico e o Emocional muito baixo trazem preocupações numa partida extremamente importante como esta. O Físico está bem, mas com as funções que mais afetam este aspecto em mau momento, além de não o Físico propriamente o mais importante para a função de goleiro, seria o caso de considerar-se sua substituição. Infelizmente, os gráficos de Dida e Rogério Ceni estão também de mal a pior, restando como única saída rezar para que o "São Marcos" volte a fazer seus milagres.

Ronaldo – é um jogador que realmente pode ser apelidado de "fenômeno", pois com sua capacidade e preparo físico é capaz de reverter ou minimizar qualquer gráfico desfavorável. Foi o que aconteceu na partida passada, onde tinha tudo para apresentar um desempenho bem inferior do mostrado, conforme as curvas de seu Bio-Ritmo, tendo até marcado seu gol, afinal joga na frente e recebe os passes para isso mesmo. Ainda baixo nos três aspectos principais, pelo menos o Intelectual "despiora" um pouco. Não fosse pelo seu potencial, seria de se esperar apenas um dos piores dias nesta Copa.

 Ronaldinho (Gaúcho) – se depender de seu gráfico, estará num dos melhores dias deste ano todo, depois de começar a Copa mal, crescendo no seu desempenho gradativamente. Com os Ciclos Físico, Intelectual e Emocional no auge contra a Inglaterra, tem tudo para ser, finalmente, a tão esperada revelação da Copa 2002, tendo tudo para marcar mais um gol. O Brasil vai depender muito dele nesta data, podendo sair consagrado.

Rivaldo – quadro parecido com o goleiro Marcos, só que no seu caso, por depender muito do Ciclo Físico, apesar de isoladamente estar em alta, as funções Intelectual e Emocional em dias Negativos podem afetar bastante seu desempenho. Contra a Bélgica, onde marcou um gol, estava pelo menos com o Emocional bem, o que somado ao seu talento, lhe trouxe uma motivação a mais para superar o gráfico desfavorável. Vamos torcer para que repita a dose e reverta essa expectativa, a exemplo de Ronaldo.

Roberto Carlos – Físico e Emocional em baixa, ou seja, tendência a apresentar nervosismo e indisposição. O Intelectual estará em alta, o que pelo menos pode significar reflexos e uma boa visão do jogo. Deverá poupar-se ao máximo e manter a calma, se quiser aproveitar alguma boa oportunidade, aliás muito pouco provável se depender das curvas de seu Bio-Ritmo.

Cafu – com todos os Ciclos em baixa, precisará muito esforço para reverter as expectativas mais óbvias para esse quadro bio-rítmico, pois o que as curvas inspiram é um dos seus piores desempenhos desde o início desta Copa. Seria substituição certa caso Scolari levasse em conta este sistema matemático de análise ao "pé da letra".

Roque Júnior – também com todas suas curvas em queda livre. Isso cria as mesmas expectativas criadas pelos Ritmos de Cafu, tendo tudo para apresentar uma performance muito abaixo do que vem apresentando até agora.

Lúcio – também com todos os Ciclos em má fase, embora o Físico começa o período Positivo, mas ainda próximo da linha Crítica, o que inspira cuidados a respeito de contusões e faltas.

Gilberto Silva – é a sua grande chance nesta Copa, com todos os Ciclos em dia Positivo. Se fosse colocado por Scolari, poderia ser a salvação do Brasil, em substituição a diversos outros jogadores em dias de desempenho muito abaixo do normal. Seria escalação certíssima se entrasse na Seleção nesta que é a data mais perigosa de todas, contra a Inglaterra, não só pela força dessa Seleção, mas pelo quadro médio da equipe brasileira, que é muito desfavorável.

Edmílson – gráfico muito parecido com o de Gilberto Silva, também com as funções Física, Emocional e Intelectual num dia excelente. Mesma recomendação para o jogador acima, com possibilidades de socorrer o Brasil neste momento difícil.

Juninho – Físico e Emocional Críticos, Intelectual em dia muito baixo. Além e representar riscos de passes errados, pode ainda causar muitas faltas e também sofrer outras, além do dia com alto risco de contusão.

Kléberson – a exemplo de Gilberto Silva e Edmílson, está com todas suas curvas em alta e sua presença em campo seria imprescindível neste momento para o Brasil, pois tem tudo para apresentar todo seu potencial, destacando-se nesta partida.

Vampeta – depois de atravessar uma boa fase no começo da Copa, não sendo devidamente aproveitado por Scolari, conforme as curvas do Bio-Ritmo, seria a pior hora para entrar em campo, pois estará com os três Ciclos no mais baixo possível.

Anderson Polga – com Intelectual em alta, mas Físico e Emocional em baixa, seu quadro lembra muito o de Roberto Carlos, valendo para ele as mesmas análises e recomendações, nada animadoras, por sinal.

Ricardinho - é a melhor hora de entrar em campo, com o Físico e Emocional em alta, apesar do Intelectual em baixa. Mesmo sem muita esperteza, pode representar uma injeção de ânimo na equipe, correndo muito e motivando a todos, podendo ajudar muito na armação da equipe, facilitando as  coisas para a linha de frente, onde as coisas não estarão muito boas. Esse quadro, aliado à sua inexperiência em Copas, pode causar também algumas falhas. Mesmo assim, tem tudo para revelar-se.

Denílson – Na análise anterior afirmamos que estava "Emocional e Intelectual Críticos, Físico baixo. Definitivamente não é a melhor hora para Scolari mantê-lo em campo. Tem tudo para cometer erros grosseiros." E deu no que deu, perdendo grandes oportunidades contra a Bélgica. Desta feita o Físico melhora, mas com esta função sob o jugo do Emocional e Intelectual, ainda mais agora em momento pior do que antes, tem tudo para decepcionar mais uma vez, caso seja escalado.

Luizão – Intelectual baixo, Emocional Crítico e Físico semi-Crítico. Quadro parecido com o de Denílson também, não sendo a hora que apresentaria seu melhor futebol. Também com riscos de contusões.

Edílson – se entrasse em campo junto com Gilberto Silva, Edmilson e Kléberson, causaria muita estrago para a equipe inglesa, pois está também num momento excelente, aliás, o melhor possível conforme as curvas do Bio-Ritmo, numa data ótima que só se repete duas vezes por ano. "Felipão, bota o Edílson que é a hora dele", podemos garantir.s nas partidas anteriores. Para esta, estará com todos os Ciclos em Fase Negativa, o que dispensa maiores comentários. 

Kaká – outro que tem tudo para revelar toda sua capacidade, se for escalado para a partida contra a Inglaterra. Emocional iniciando uma boa fase, saindo de Crítico, o que indica um certo nervosismo ainda, mas Emocional e Físico em alta podem ser capazes que transformar este jovem talento num verdadeiro herói numa data em que os "medalhões" em sua maioria estarão em dia desfavorável.

Júnior – Intelectual Crítico, Físico semi-Crítico, Emocional bem. Com isso, não tem grandes chances de se destacar. Estará motivado, mas sem reflexos e com desgaste físico facilitado, além de pode machucar-se numa data como esta. Outro que Scolari perdeu de aproveitar nas partidas anteriores, quando tinha energia para ajudar muito a Seleção.

Belletti - também na sua data mais positiva, pelo menos durante a fase da Copa do Mundo 2002. Intelectual e Físico bem, embora com Emocional semi-Crítico. Ou seja, desde que mantenha os nervos sob controle, poderá correr muito e adicionar muita estratégia de jogo, caso entre na equipe contra a Inglaterra.

Dida – Emocional ainda bem, mas declinante. Físico e Intelectual na situação mais baixa possível conforme seu gráfico de Bio-Ritmo. A grande preocupação do Brasil será mesmo o goleiro, pois Marcos estará numa data preocupante, não tendo Dida e muito menos Rogério Ceni, disposição corporal, emocional ou mental para ser uma boa substituição.

Rogério Ceni – Emocional baixo, Intelectual semi-Crítico e Físico iniciando uma fase Positiva. Tem o gráfico menos desfavorável entre os três goleiros do Brasil, mesmo assim é mais confiável contar com a competência e a ajuda extra do "São Marcos".

Para maiores detalhes sobre os gráficos dos jogadores, acesse na Internet o endereço www.biociclos.com.br, onde encontram-se também as análises anteriores, contra a Turquia, China, Costa Rica e Bélgica com margens de acertos impressionantes, a começar pelo corte de Emerson, anunciado dias antes como em momento de “alto risco de contusões”, inclusive os destaques anunciados, exatamente os que fizeram gols a favor do Brasil. 

================================================================

OS CICLOS DA VIDA 

            O especialista Felipe Porto faz questão de antecipar que além de não gostar, não entende nada de futebol. Entretanto, possui diversos vídeos de entrevistas a emissoras de TVs nas Copas passadas, inclusive uma em que previu cerca de 3 horas antes do primeiro jogo Brasil x Suécia, na Copa 94, que o Brasil teria muitas dificuldades e acabou cedendo o empate, o que era considerado praticamente impossível, pois vinha de dois excelentes resultados anteriores. Nos recortes de jornais que coleciona, muitas vezes chegou a antecipar quem marcaria gols, teria contusões, teria bom ou mau desempenho, com acertos classificados até de “fantásticos” nas edições posteriores com avaliações das suas análises. 

            “Apesar disso, é preciso deixar muito claro que Bio-Ritmo nada tem a ver com adivinhação ou esoterismo. Trata-se de um método científico e matemático desenvolvido pelo Dr. Wilhelm Fliess, médico, maior amigo e depois desafeto de Sigmund Freud, tendo sido eleito pelo seu brilhantismo como presidente da Academia Alemã de Ciências no início do século passado e pelos psicólogos suíços Hermann Swoboda e Alfred Teltscher. Hoje o sistema é aplicado em grandes corporações empresariais, esportivas, militares, administrativas e outras em todo mundo, a exemplo da Força Aérea Americana, companhias aéreas, equipes desportivas, em quase todas empresas japonesas, etc.”, acrescenta. 

            O Bio-Ritmo (ou Biorritmo, conforme grafia mais usual, embora errônea) é traçado a partir da data de nascimento de uma pessoa, com a finalidade de apurar o número de dias vividos até uma determinada data que se deseja analisar. Esse total é dividido pelo número de dias de cada Ciclo, tendo o Físico uma duração de 23 dias, o Emocional de 28 e o Intelectual de 33 dias, partindo o gráfico no momento do nascimento do “ponto zero” ou Crítico Triplo, oscilando na metade de cada período em fases Positiva e Negativa. Para os jogadores do Brasil, foram consideradas as datas de nascimento divulgadas pela Imprensa e constantes no site da CBF na Internet. A confiabilidade das tendências analisadas depende totalmente da presumível precisão das datas de nascimento anunciadas. 

            Felipe Porto é autor do livro “Bio-Ritmo: Leve a Vida, não Seja Levado por Ela”, em formato digital publicado em CD-ROM, pela necessidade de ser acompanhado por cerca de 20 programas de computador que possibilitam a qualquer pessoa a não só melhorar seu desempenho no trabalho, esporte, lazer, estudos, vida afetiva e sexual, enfim todas as áreas de relações humanas, mas também evitar acidentes, problemas de saúde e até a violência, através de atitudes preventivas inspiradas pelos gráficos calculados por computador. “Basta dizer que 70 a 90 por cento das pessoas adoecem, se acidentam e morrem em dias plenamente previsíveis matematicamente, pela análise das curvas de seus Ciclos Biológicos”, exemplifica. 

Esse trabalho está disponível no site oficial do Bio-Ritmo no Brasil, cujo endereço é www.biociclos.com.br , onde boa parte do livro está disponível gratuitamente, inclusive para se calcular “on line” seus próprios gráficos. Contatos com Felipe Porto podem ser feitos também através dos telefones (61) 3226-0003, 3322-8060 ou 9221-0058, em Brasília, onde reside.