COPA 2014 - ANÁLISE DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Felipe Porto - autor do livro "BIO-RITMO - LEVE A VIDA, NÃO SEJA LEVADO POR ELA" - www.biociclos.com.br

Conheça nossa página no Facebook: www.facebook.com/Bio.Ciclos

ANÁLISE ATUALIZADA PARA AS OITAVAS DE FINAL - BRASIL X CHILE (28/06):

BRASIL X CHILE:

SELEÇÃO BRASILEIRA MELHORA, MAS AS

DIFICULDADES AUMENTAM NAS OITAVAS

Oscar tem tudo para ser destaque, Fred deve render ainda mais, Neymar continua abaixo de seu potencial e David Luiz, em péssimo dia, traz perigo para defesa do Brasil. Confira os gráficos de Bio-Ritmo da Seleção no site: www.biociclos.com.br (http://goo.gl/5KYZrw).

Felipe Porto - especial para o Correio Braziliense

Depois de uma ampla margem de acertos nas análises dos gráficos de Bio-Ritmo da Seleção Brasileira para a primeira fase da Copa 2014, nas quais antecipamos um fraco desempenho dos jogadores titulares, para as oitavas de final contra o Chile, neste sábado 28 de junho, seguem os prognósticos:

Conforme os estudos do Bio-Ritmo, que se fundamentam em ciclos de 23 dias do Físico, 28 do Emocional e 33 do Intelectual, o que se pode adiantar de forma genérica é que uma equipe que teve um baixo rendimento numa quinzena, pela simples evolução das curvas o quadro geral tende a melhorar nas duas semanas seguintes.

Por outro lado, depois da "peneira" da primeira fase, quando as equipes menos preparadas já foram eliminadas, também o grau de dificuldade aumenta nas oitavas de final, o que, teoricamente, anula essa vantagem dada pela simples periodicidade das curvas. O fato é que, também pelo Bio-Ritmo, o desempenho geral de uma equipe é a soma do rendimento individual de cada um de seus atletas.

O goleiro Júlio César continua em dias negativos do ciclo Físico, mas melhora bastante nos aspectos emocional e intelectual, o que significa mais motivação e reflexos em alta. Ainda é a melhor opção no gol brasileiro, em vista do gráfico nada especial de Victor, enquanto Jefferson seria a pior alternativa (ver abaixo).

Neymar, embora esteja com o Emocional em alta, os ritmos Físico e e Intelectual se encontram na fase negativa, pelo que vai depender muito dos demais jogadores para que receba passes suficientemente bons para que possa transformar em gol, como aconteceu nas partidas anteriores. Se depender só dele, continuará jogando abaixo do que se espera dele.

Fred, depois de "desencantar" e fazer seu primeiro gol na partida anterior contra Camarões, mesmo estando apenas com a parte mental em alta, neste sábado estará também com o Físico em ascensão, devendo apenas controlar as emoções que ainda continuam em baixa. Com isso, deve melhorar ainda mais sua atuação e traz boas chances de fazer gols.

Oscar tem tudo para ser um dos destaques da partida, pois estará num momento raro entre os titulares desde o começo da Copa 2014, com os três ciclos em fase positiva. Confira seu gráfico para este dia 28/06 no link: http://www.biociclos.com.br/analises/copa_2014/copa_2014.htm#Oscar

O quadro mais preocupante é do zagueiro David Luiz que estará num dia triplo negativo, ou seja, com seus ciclos Físico, Emocional e Intelectual na fase mais baixa de seu gráfico de Bio-Ritmo. Seria substituição na certa caso Felipão levasse o Bio-Ritmo ao pé da letra, poupando-o de sofrer um enorme desgaste ou mesmo comprometer a defesa brasileira.

OUTROS TITULARES SEGUEM NO "MAIS OU MENOS"

Pelo que foi anunciado, Hulk deve ser substituído por Maicon, o que não é uma boa escolha do técnico Felipão, pois o primeiro está bem física e emocionalmente, mesmo com risco de sofrer contusão, enquanto o segundo está com o Físico no momento mais baixo, Emocional semi-crítico e o Intelectual bem, mas declinando. Poderia ser substituído por outro jogador em dia melhor (ver abaixo).

Paulinho: Físico negativo, Intelectual semi-crítico e Emocional positivo, mas deve ser substituído por Fernandinho, que também estará bastante motivado, mas física e e intelectualmente em baixa. Substituição que, conforme o Bio-Ritmo, é o mesmo que "trocar seis por meia-dúzia".

Luis Gustavo: Físico negativo, Emocional e Intelectual positivo.

Daniel Alves: bem emocionalmente, mas física e intelectualmente numa data bastante desfavorável. Deveria ser substituído por outro jogador em dia melhor (ver abaixo).

Marcelo: o ciclo mental está em alta, mas os que regem os aspectos corporal e mental estão bastante negativos nesta data. Também deveria ser substituído por outro jogador em dia melhor (ver abaixo).

Thiago Silva: Físico bem baixo, mas pode contar com o Emocional e o Intelectual em alta, o que, por outro lado, pode levá-lo a se esforçar além de seu limite momentâneo, talvez necessitando ser substituído no segundo tempo.

DEMAIS JOGADORES E O PERFIL DE FELIPÃO

Victor: caso seja necessário entrar no gol no lugar de Júlio César, estará bem emocional e fisicamente, mas com o mental em dia negativo, o que compromete os reflexos.

Jefferson: seria o pior dia para entrar em campo, pois estará num duplo crítico Físico e Intelectual, com o Emocional em baixa.

Maxwell: o técnico Felipão perdeu a maior oportunidade de aproveitar este jogador, que na data da partida contra Camarões estava num momento triplo positivo. Se entrasse em campo seria uma revelação, mas para esta data contra o Chile ainda poderia fazer a diferença em campo, mesmo abaixo do auge por que passou no começo da semana.

Bernard: seu gráfico para esta data parece muito com o de Maxwell dias atrás, com todos os ciclos em momento de máxima expressão. Se dependesse só do Bio-Ritmo seria escalação certa neste sábado, tendo tudo para ser consagrado pela sua atuação.

Ramires: com os três ciclos em baixa, seria outra péssima escolha do técnico para entrar em campo contra o Chile.

Dante, Henrique, Maicon, Hernanes, Willian e : nada de especial, todos eles com um ou dois ciclos em alta e/ou um ou dois em baixa.

Para completar, Luiz Felipe Scolari estará bem mais equilibrado do que nas partidas anteriores, sobretudo na primeira, contra a Croácia, na qual esteve bastante nervoso. Nesta data contra o Chile, estará os os três ciclos em alta, o que assegura um bom comando da Seleção Brasileira.

 ATUALIZAÇÃO NA NOITE DE VÉSPERA - 27/06:

Jornal Nacional acaba de anunciar que David Luiz é dúvida para o jogo contra o Chile, confirmando o que antecipei horas antes pela análise de seu gráfico de Bio-Ritmo: ele está com todos os ciclos no momento mais baixo. Confira no gráfico dele no link acima ou mais abaixo.

A ANÁLISE ABAIXO FOI PARA OS TRÊS PRIMEIROS JOGOS DA PRIMEIRA FASE, CONFIRA:


COPA 2014: ANÁLISE DO BIO-RITMO APONTA

PARA BAIXO DESEMPENHO DA SELEÇÃO

"Se o técnico Luiz Felipe Scolari manter na estreia contra a Croácia quase todos os jogadores que atuaram na final da Copa das Confederações, conforme disse em entrevista, o quadro é preocupante, pois os gráficos de Bio-Ritmo apontam para uma média de baixo desempenho dessa formação da Seleção Brasileira. Será preciso um esforço muito grande para vencer a partida, inclusive com risco de sofrer uma derrota, caso não sejam escalados como titulares alguns jogadores que podem ficar na reserva mas que se encontram em dias mais positivos nessa data".

A análise é do jornalista, escritor e bio-ritmologista Felipe Porto, autor do livro "Bio-Ritmo: leve a vida, não seja levado por ela", que desde a Copa 82 frequenta o noticiário nacional com prognósticos baseados nesse sistema. Além de manter uma grande margem de acertos, alguns chegaram a ser classificados até como "fantásticos" pela precisão dos resultados antecipados, muitos deles disponíveis em entrevistas que podem ser conferidas em seu site. Um desses acertos foi exatamente contra a mesma Croácia, na Copa 2006, quando horas antes anunciou na TV Globo uma situação muito parecida com a atual e o time brasileiro passou um enorme sufoco, vencendo por apenas 1 x 0. Também previu que o Brasil perderia aquele campeonato, como acabou acontecendo.

O Bio-Ritmo, ou Biorritmo, conforme grafia mais usual, não seguida por este especialista, é um sistema desenvolvido por cientistas, médicos e psicólogos no início do século passado na Alemanha e Áustria. Através de muitos anos de observação de pacientes e alunos, acabaram descobrindo a existência de três ciclos biológicos básicos, o Físico com 23 dias, o Emocional com 28 e o Intelectual com 33, que oscilam entre estados positivo, negativo e crítico. Embora regulem todas as funções orgânicas e nosso comportamento geral, indicam apenas tendências e possibilidades matemáticas, não tendo caráter determinante ou irreversível, principalmente quando conhecidos com antecedência e seus efeitos são controlados ou aproveitados.

Sendo ritmos com periodicidades constantes desde o nascimento, as tabelas são calculadas a partir da soma do número de dias vividos até a data que se pretende analisar, normalmente em gráficos com curvas senoidais. Para tanto existem inúmeros programas de computador, sites especializados com cálculos on-line e até aplicativos para rede social e celulares. Isso permite visualizar não apenas as tendências de desempenho momentâneo nos três aspectos básicos, mas fazer prognósticos muito precisos para datas posteriores. O Bio-Ritmo é usado para monitorar praticamente todos os tipos de atividades, em especial de profissionais de alta responsabilidade, como pilotos de avião e astronautas, atletas, cirurgiões e outros, com especial ênfase na prevenção de acidentes ou falhas humanas.

SELEÇÃO BRASILEIRA EM MÁ FASE

Conforme disse o técnico Luiz Felipe Scolari em entrevista, a equipe titular tem 90% de chances de ser a mesma que venceu a Copa das Confederações, quando o Brasil entrou em campo contra a Espanha com Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Paulinho, Luiz Gustavo, Oscar, Hulk, Neymar e Fred. Com base nos gráficos (ver abaixo) desses jogadores para a data de estreia do Brasil e nos dois jogos seguintes, fica evidente que a quase totalidade deles atravessa dias negativos, críticos ou sem grandes picos positivos em seus ciclos biológicos, pelo que seria recomendável a substituição de diversos deles por outros em situação mais positiva, conforme a data de cada desafio.

Mesmo assim, explica Felipe Porto, dentre as opções disponíveis nos demais convocados, as configurações das curvas em seus gráficos também não é das mais favoráveis, restando poucas possibilidades de substituições que possam realmente reverter esse quadro de baixo rendimento quase generalizado. Como resultado mais provável, o Brasil vai depender muito de empenho adicional de seus jogadores, além de torcer para que as equipes adversárias não estejam numa média melhor e nem com seus destaques em grande momento. "Se dependesse apenas do que as curvas do Bio-Ritmo evidenciam, além de ser difícil ganhar da Croácia, as chances da Seleção Brasileira na primeira fase não são das mais promissoras", adverte o especialista.

Tanto Neymar como Fred, as duas maiores esperanças brasileiras nesta Copa, estarão passando por dias sem grande brilho nas três primeiras partidas do Brasil. Fred deve estar melhor na estreia contra a Croácia, mas suas curvas caem nos jogos contra o México e Camarões. Neymar estará numa fase instável com ciclos se alternando entre um alto e dois baixos. Resta esperar que o talento individual e uma boa dose de entusiasmo adicional, tanto deles como dos demais jogadores, seja capaz de reverter essas tendências. Dos titulares mais prováveis, conforme a lista acima, apenas David Luiz vai estar com os três ritmos em alta na abertura da Copa e Thiago Silva no jogo contra o México, assim mesmo não no auge.

Maicon e Ramires estarão melhor contra o México, enquanto Maxwell pode se destacar se entrar em campo contra Camarões. Se não bastasse esse quadro medíocre na média do rendimento esperado dos jogadores brasileiros, no que depender do Bio-Ritmo do técnico Luiz Felipe Scolari para fazer as substituições corretas, pelo menos para a estreia do Brasil não se pode esperar que ele tome as melhores decisões. Muito pelo contrário, afinal ele mesmo estará atravessando um triplo semicrítico na partida contra a Croácia.

Com Júlio César também em má fase, seria uma péssima escolha colocar Victor no gol, baseado no bom desempenho que tende a apresentar nos dias anteriores, quando estará com seu gráfico num triplo positivo. Mas, com as curvas já desabando na data do primeiro jogo, sua entrada pode resultar num tremendo fiasco. "Para os dois jogos seguintes, pelo menos a parte mental de Scolari melhora e aí podemos esperar que ele faça as correções necessárias para melhorar o desempenho da Seleção, que tem tudo para começar decepcionando na Copa 2014 ", acrescenta Felipe Porto.

 Veja a seguir os gráficos e análises detalhadas com os prognósticos de desempenho de todos os convocados do Brasil para a Copa 2014 e aproveite para conferir em cada partida a precisão desse método matemático de avaliação biológica.

EQUIPE TITULAR MAIS PROVÁVEL

JÚLIO CÉSAR - 03/09/1979 - se for o titular escolhido para entrar em campo contra a Croácia, deve estrear em dia positivo no ciclo Físico, mas em péssima fase tanto Intelectual como Emocional. Isso pode comprometer o desempenho da equipe, pois deve estar bastante nervoso e com os reflexos em baixa, podendo se atrapalhar, cometer falhas, ou mesmo "atropelar" um adversário e causar um pênalti. Uma melhor opção seria Jefferson, que no dia 12/06 estará com o Físico e o Emocional em ótimo momento, embora com o Intelectual em dia crítico, pelo que deve redobrar a atenção. Já Victor estará com o ciclo mental em queda e duplo crítico Físico e Emocional e não deveria entrar em campo de jeito nenhum, inclusive nas duas partidas seguintes. Para o jogo do dia 17/06 Júlio César estará com o Físico descendo, Emocional no ponto mais baixo e Intelectual semicrítico, enquanto Jefferson continuará melhorando e também deveria ser colocado como titular. No dia 23/06 o Intelectual de Julio César estará muito bem, mas o Emocional vai estar crítico e o Físico bastante negativo, mas Jefferson já estará com seus ritmos em declínio. Em resumo, os ciclos biológicos dos três goleiros convocados não passam pelos seus melhores momentos nessas datas e o gol brasileiro vai precisar de talento e esforço adicional para ser defendido.

NEYMAR - 05/02/1992 - a grande estrela do futebol brasileiro no momento tem tudo pra decepcionar no começo da Copa 2014, conforme mostram as curvas do Bio-Ritmo, tanto para o jogo de abertura como para os dois seguintes. Contra a Croácia deve entrar tanto física como emocionalmente em mau momento, o que tende a comprometer o desempenho do ritmo mental que estará num dia positivo. Com esse quadro, corre risco de se desgastar facilmente e até de ser contundido, pelo que deveria ser poupado ao máximo. Deve aproveitar a parte intelectual em alta para se posicionar de forma estratégica e tentar encontrar chances de marcar algum gol, já que não poderá contar muita disposição física, tendendo a estar nervoso e com baixo entusiasmo. Resta torcer que seu talento sobressaia mais uma vez, pois se depender apenas do que evidenciam as curvas do Bio-Ritmo, não será o "grande craque" que se espera dele, pelo menos nas três primeiras partidas. Deve melhorar apenas no começo de julho, mesmo assim não vai passar por uma das suas melhores fases.

FRED - 03/10/1983 - com os ciclos Físico e Emocional em excelente dia, o atacante é umas das maiores esperanças na abertura da Copa 2014, contra a Croácia, no dia 12/06. Embora a parte Intelectual não esteja em boa fase, o que diminui os reflexos e dificulta seu posicionamento em campo, pelo menos poderá contar com muita disposição e entusiasmo, compensando seu desempenho geral. Já para a segunda partida do Brasil, contra o México, deveria ser poupado ao extremo, pois estará em dia semicrítico Emocional e duplo negativo Físico e Intelectual. Para a terceira partida, contra Camarões, seu quadro só muda com o Intelectual passando para o lado positivo mas ainda em momento semicrítico, com os dois outros ciclos ainda bastante negativos. As opções de jogadores para substituir Fred em 17 e 23/06 também estarão em dias pouco melhores ou ruins, conforme se verifica nos gráficos a seguir.

OSCAR - 09/09/1991 - mesmo com o ciclo Físico positivo na data de abertura da Copa, o Emocional e Intelectual em dia bastante negativo deve comprometer seu desempenho. Entre o primeiro e o segundo jogo do Brasil, corre sério risco de sofrer lesão devido aos três críticos e o triplo semicrítico que vai atravessar no dia 15. Se nada sofrer, para o segundo jogo deve melhorar pouca coisa nos aspectos Emocional e Intelectual, que iniciam a curva ascendente, mas desta feita quem estará em queda será o Físico. Para a terceira partida essa tendência se acentua, mas pelo menos pode contar com um dia excelente nos aspectos emocionais e mentais, desde que se cuide fisicamente, pois seu entusiasmo em alta pode causar desgaste ou contusões com maior facilidade.

HULK - 25/07/1986 - se dependesse apenas das curvas do Bio-Ritmo, este seria um jogador que nem deveria entrar em campo na estreia do Brasil contra a Croácia. Com todos os ciclos em queda, sendo o Físico e o Emocional no ponto mais baixo, deveria ser substituído por outro jogador que esteja num dia melhor. O quadro muda muito pouco para a segunda partida, com o agravante de que o Físico estará em dia crítico e pode sofrer alguma lesão mais séria, ou, no mínimo, se cansar com facilidade. Seu gráfico só melhora um pouco para o terceiro jogo, contra Camarões, quando estará com o Físico e o Emocional em alta, embora com o Intelectual ainda na fase negativa.

LUIS GUSTAVO - 23/07/1987 - mais uma escolha que, de for confirmada na estreia contra a Croácia, deveria ser reconsiderada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Depois de uma fase triplo negativa nos dias que antecedem a abertura da Copa 2014, no primeiro jogo estará com o Emocional e o Intelectual em maus momentos, além de crítico no aspecto Físico, sendo mais um que corre sério risco de acabar contundido. Melhora fisicamente para o segundo jogo, mas continua negativo nos demais ciclos. Na terceira partida, mesmo com o Emocional já em curva ascendente, estará num dia Emocional crítico e Intelectual semicrítico.

PAULINHO - 25/07/1988 - também não estará em seus melhores dias, atravessando um crítico Físico, negativo Emocional e semicrítico Intelectual na estreia do Brasil contra a Croácia. Para a segunda partida, contra o México, melhora fisicamente mas seus ritmos Emocional e Intelectual aprofundam suas curvas negativas. Contra Camarões, estará num duplo crítico Físico e Emocional e na fase mais baixa Intelectual. Pelos gráficos do Bio-Ritmo, seria substituição certa nas três datas.

DANIEL ALVES - 06/05/1983 - se for escalado como titular na estreia do Brasil, contará apenas com a parte mental em dia excelente, mas estará com os ciclos Físico e Emocional em baixa, o que não ajuda no seu desempenho geral, ainda mais porque esses dois aspectos desfavoráveis são os que mais influenciam os atletas nas competições. Para dia 17/06 o Físico e o Intelectual estarão em boa data, mas deve controlar a parte Emocional, ainda no ciclo negativo. No dia 23/06 finalmente terá mais condições de mostrar seu potencial, estando com o Físico e o Emocional em alta, mas deverá prestar mais atenção, sobretudo para não cometer faltas ou erros grosseiros, pois estará com a parte mental em declínio.

MARCELO - 12/05/1988 - seu gráfico na abertura da Copa 2014 é um dos melhores dentro da equipe mais provável para ser a titular, embora não seja excelente, pois estará num ótimo dia tanto física como emocionalmente, mas com a parte mental  bastante desfavorecida. Para o segundo jogo, ainda estará positivo mas declinando nos dois primeiros ciclos e continua negativo no terceiro, mas continua sendo uma boa opção, caso falte substituto em melhor momento. Contra Camarões, as curvas do Físico e Emocional aprofundam nas suas fases negativas e somente a Intelectual começa ascender, o que não é suficiente para fazer alguma diferença, pelo que deveria ser substituído.

DAVID LUIZ - 22/04/1987 - seria um péssimo dia para entrar em campo contra a Croácia. Com o Físico crítico, Emocional semicrítico e apenas o Intelectual em bom dia, isso não é suficiente para ter um bom desempenho. Tende a estar nervoso e fisicamente em dia de alto risco, o que pode comprometer sua atuação nos demais jogos. Melhora muito fisicamente e emocionalmente na data do jogo contra o México, mas aí estará intelectualmente em baixa e precisa estar mais atento para não cometer falhas e faltas. Na data da partida contra Camarões, volta a estar com o Físico em dia crítico, Emocional positivo mas já descendo e Intelectual no ponto mais negativo.

THIAGO SILVA - 22/09/1984 - seria umas das piores opções do técnico Luiz Felipe Scolari para a abertura da Copa 2014, pois nessa data estará com os três ciclos na fase negativa, inclusive com o Físico em momento semicrítico. Melhora bastante para a segunda partida, com o Físico e o Intelectual em alta, embora com o Emocional ainda percorrendo a curva negativa. Seu grande momento pode ser no terceiro jogo, quando estará em bom momento do ritmo Físico e Emocional, além do Intelectual em seu ponto mais alto.

DEMAIS JOGADORES

JEFFERSON - 02/01/1983 - pelo que fica claro no seu gráfico de Bio-Ritmo, este goleiro estará num momento mais positivo no dia da estreia do que Júlio César, o provável titular no gol do Brasil. Pode contar com o Físico e o Emocional em ótimo momento, embora com o Intelectual em dia crítico, pelo que deve redobrar a atenção para não cometer falhas inaceitáveis para um atleta de seu nível. O aspecto mental que estará instável em 12/06 melhora muito em 17/06, mas aí será a vez do ciclo Físico atravessar a linha do crítico, mas apesar disso, ainda seria titular ideal no gol brasileiro. Para 23/06 não faria muita diferença, mas ainda estará melhor que Victor, que não deveria entrar em campo em dia nenhum.

VICTOR - 21/01/1983 - infelizmente para este goleiro a Copa do Mundo de 2014 não vai começar uma semana antes, pois conforme vemos no seu gráfico de Bio-Ritmo, nos dias que antecedem a estreia do Brasil contra a Croácia, atravessa um momento excelente e pouco comum nos seus ciclos biológicos, o que acontece apenas uma ou duas vezes por ano. Com isso, pode impressionar o técnico Felipão nos treinos que antecedem a abertura, mas se for o escolhido pode acabar num tremendo fiasco, pois no dia do jogo contra a Croácia já estará em declínio, com o Físico crítico, o Emocional semicrítico e apenas o Intelectual ainda bem, mas descendo. Contra o México, estará em dia triplo negativo, enquanto na partida contra Camarões o cenário só piora com o Físico se aproximando da linha crítica. Seu gráfico só melhora novamente para o início de julho.

DANTE - 18/10/1983 - mais um jogador convocado para a Seleção Brasileira que está passando por momentos "mais ou menos", pelo menos durante os três primeiros jogos na fase classificatória. Embora bem intelectualmente, estará em seus dias mais baixos fisica e emocionalmente na data da estreia. Para a partida do dia 17/06 o quadro se acentua, com o Emocional crítico e Físico semicrítico, enquanto o Intelectual, mesmo ainda bem, já começa a declinar. O ciclo mental já estará bem baixo em 23/06, quando, pelo menos, o Físico e o Emocional estarão em seus auges e este jogador poderá, finalmente, ser uma boa opção para entrar em campo. Daí para o final da Copa seu gráfico só fica cada vez mais desfavorável.

HENRIQUE - 14/10/1986 - pode até ser uma boa opção para entrar em campo na abertura da Copa, ainda mais com os titulares mais prováveis passando por dias de baixo desempenho segundo os gráficos de Bio-Ritmo. Na data contra a Croácia estará num dia muito positivo tanto física como intelectualmente, embora emocionalmente esteja em baixa. Desde que controle os nervos, pode contar com muita disposição e boa visão estratégica de jogo. Já contra o México, mesmo ainda mentalmente bem, estará com o Físico e o Emocional entre crítico e semicrítico e, definitivamente, deveria ficar de fora. Contra Camarões, pouca coisa muda, o Físico desce mais ainda, o Emocional sobe até o máximo mas o Intelectual atravessa o dia crítico, podendo cometer falhas gritantes.

MAICON - 26/07/1981 - com o ritmo Físico em alta, mas com o Emocional e o Intelectual ainda percorrendo suas fases negativas, não seria o momento mais adequado para defender o Brasil na sua estreia. Ao contrário, seu desempenho poderia ser aproveitado em momento bastante favorável na partida do dia 17/06, quando estará com os três ciclos em fase positiva, coisa rara entre os jogadores brasileiros nos três primeiros jogos: se entrar em campo pode ser o destaque. Para dia 23/06 também pode ser uma boa opção, pois estará muito motivado e com os reflexos bastante aguçados, mas precisa se cuidar fisicamente, pois essa curva já estará negativa. Portanto, pelo Bio-Ritmo, seria titular absoluto na segunda e terceira partida na Copa.

MAXWELL - 27/08/1981 - nesta primeira fase, passa por uma verdadeira "gangorra" no seu gráfico de Bio-Ritmo: da mesma maneira que seria uma péssima escolha de Felipão para a abertura da Copa 2014, quando estará com os três ciclos em baixa, as curvas vão se alinhando, passando por instabilidades em 17/06, até alcançarem o auge na data do jogo contra Camarões, quando tem tudo para ser um dos jogadores de maior destaque, com um desempenho excepcional em todos os sentidos. Para o jogo contra o México ainda deveria ser poupado, pois embora esteja subindo mentalmente, nos aspectos Físico estará semicrítico e Emocional seguindo a mesma tendência.

FERNANDINHO - 04/05/1985 - mesmo com diferentes ciclos se alternando em dias negativos, como o Emocional em 12/06 e 17/06 e o Físico em 23/06, bastaria apenas tomar maiores cuidados nos aspectos controlados por estas curvas para que seja uma boa opção para entrar em campo nas três partidas, ainda mais considerando que a média do desempenho dos titulares mais prováveis, nos mesmos dias, não é das mais animadoras. Em todas as datas, estará pelo menos com dois ciclos em alta, como Físico e Intelectual em 12/06, idem em 17/06 e com o Emocional subindo, o Intelectual ainda no lado positivo, mas se aproximando da linha crítica em 23/06. Com esse gráfico, pode ser um bom "quebra-galho" ou "tapa-buraco" de emergência para o técnico Felipão.

HERNANES - 29/05/1985 - sua melhor oportunidade para entrar em campo seria na abertura da Copa 2014 contra a Croácia, quando estará, pelo menos, com os ciclos Físico e Intelectual em alta. Desde que controle as emoções, em fase negativa, mantendo a calma o máximo possível, tem tudo para acrescentar força e estratégia em favor da Seleção Brasileira. Já na partida contra o México, o ciclo Físico, mesmo ainda bem, não deve proporcionar grande rendimento, em função do Emocional e Intelectual próximo ao estado semicrítico. Na disputa com Camarões, melhora emocionalmente mas as curvas física e mental aprofundam no ciclo negativo.

RAMIRES - 24/03/1987 - se for escalado para a estreia do Brasil pode ser uma boa surpresa, pois além de estar com o Emocional em ascensão, estará em excelente dia tanto Físico como Intelectual. Portanto, é mais um jogador com menos chances de jogar como titular cujo gráfico de Bio-Ritmo justificaria plenamente sua colocação no lugar de outros mais cotados. Ainda para o jogo do dia 17/06 poderia ser uma boa escolha, com a motivação no auge e os reflexos em bom momento, desde que tome cuidados fisicamente, pois neste aspecto estará num dia crítico, correndo risco tanto de se esgotar como sofrer lesões mais sérias. Ao contrário, para dia 23/06 seria uma das últimas hipóteses, pois além do Físico e Intelectual estarem em dia bastante baixo, o Emocional se aproxima da linha crítica.

WILLIAN - 09/08/1988 - mais um jogador que não seria titular mais provável de Felipão, mas que está com seus ciclos biológicos em melhor situação que os principais, com o detalhe que isso se repete nas três primeiras partidas. Contra a Croácia vai estar física e emocionalmente bem, apenas devendo se cuidar no aspecto intelectual, prestando mais atenção que o normal para compensar o ciclo em dia crítico, caso contrário, pode cometer falhas. Se estiver bem preparado fisicamente, pode compensar o ciclo Físico em baixa contra o México. Na data em que o Brasil enfrenta Camarões, além desse cuidado extra precisaria apenas manter os nervos sob controle para neutralizar o ciclo Emocional em queda.

BERNARD - 08/09/1992 - pelo seu gráfico de Bio-Ritmo jamais deveria entrar na estreia, pois estará com o Físico no ponto crítico e em dia muito negativo tanto Emocional como Intelectual. No segundo jogo, contra o México, estará com o Físico no ponto mais baixo, enquanto os dois demais ciclos estarão entre crítico e semicrítico. Seu aproveitamento só seria recomendado no jogo contra Camarões, quando estará bem melhor tanto Emocional como Intelectual, apesar do risco de sofrer alguma lesão, devido ao seu ritmo Físico em dia crítico. Na semana seguinte, se for necessário, vai estar com todos os ciclos biológicos em excelente fase.

JÔ - 20/03/1987 - estará muito bem em todos os aspectos apenas na data de estreia, com o Emocional em seu ponto máximo, Físico e Intelectual declinando mas ainda em fase positiva. Se for escalado ou entrar na partida contra a Croácia, poderá surpreender com seu desempenho e ser consagrado. Mas no jogo do dia 17/06 somente o Emocional continua no ciclo positivo, enquanto os demais já estarão percorrendo a curva negativa. Para dia 23/06, conforme o gráfico, seria reserva sem chances de entrar em campo, pois todos os aspectos estarão em baixa acentuada.

LUIZ FELIPE SCOLARI - 04/11/1948 - Pelo que o gráfico do Bio-Ritmo deixa evidente, além dos titulares mais prováveis para defender a seleção Brasileira na primeira fase estarem em sua quase totalidade atravessando momentos nada favoráveis, o técnico Felipão também não está em seus melhores dias durante os três primeiros jogos. Na estreia contra a Croácia vai estar com os três ciclos em fase ruim, praticamente em semicríticos, ainda mais considerando a interação negativa entre os mesmos. Tudo indica que estará mais indisposto, nervoso e sem visão de jogo que o normal. Como resultado, a tendência é fazer as piores escolhas possíveis, o que, somado aos prognósticos nada animadores de sua equipe titular, pode transformar a disputa com a Croácia num sufoco, aliás, com risco de derrota caso não faça as escolhas corretas. O Emocional e Físico continuará em baixa nos dois jogos seguintes, mas pelo menos o Intelectual - que comanda a colocação dos jogadores mais adequados a cada momento do jogo - estará em elevação. Com isso, pode acertar o passo e corrigir as posições cuja rendimento tem tudo para deixar muito a desejar logo de início.

FELIPE PORTO - BIO-RITMOLOGISTA - Autor de análises para a Imprensa desde a Copa 82, inclusive com várias entrevistas disponíveis no Youtube, quase todas para a Rede Globo, com grande margem de acertos. Saiba e confira mais visitando o site www.biociclos.com.br e nossa página no Facebook: www.facebook.com/Bio.Ciclos

ATENÇÃO: CASO NÃO TENHA CONHECIMENTO, BIO-RITMO NÃO É ADIVINHAÇÃO! É UM MÉTODO MATEMÁTICO DESENVOLVIDO POR CIENTISTAS, MÉDICOS E PSICÓLOGOS QUE EXPLICA AS OSCILAÇÕES BIOLÓGICAS DOS ESTADOS FÍSICO, EMOCIONAL E MENTAL DO SER HUMANO, CUJA ANÁLISE PERMITE REALIZAR PROGNÓSTICOS DE DESEMPENHO E PROGRAMAR AÇÕES PARA OBTENÇÃO DE MELHORES RESULTADOS. EMBORA REGULEM TODAS AS FUNÇÕES HUMANAS, NÃO TEM CARÁTER DETERMINANTE, MAS APENAS APONTAM TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES, QUE SE REVELAM MAIS EXATAS NA MEDIDA EM QUE NÃO SÃO CONHECIDAS E NEM CONTROLADAS. SAIBA MAIS A RESPEITO CLICANDO AQUI.

Ou veja a íntegra do programa Globo Comunidade sobre "Bio-Ritmo" com Felipe Porto, em quatro blocos no Youtube:

BIO-RITMO - GLOBO COMUNIDADE - PARTE 1:
http://www.youtube.com/watch?v=xdbrgQ6-mJM

BIO-RITMO - GLOBO COMUNIDADE - PARTE 2:
http://www.youtube.com/watch?v=H9nKAoNOeak

BIO-RITMO - GLOBO COMUNIDADE - PARTE 3:
http://www.youtube.com/watch?v=TievuC5s27Q

BIO-RITMO - GLOBO COMUNIDADE - PARTE 4:
http://www.youtube.com/watch?v=-k__KL3g8jk

Para fazer seu Bio-Ritmo e das pessoas com as quais convive, baixe gratuitamente o programa BioGraf, usado nos gráficos analisados nesta matéria:

www.biociclos.com.br/programas/bio_prog_biograf_1.2.htm

Ou baixe aqui o programa BioCiclos Pro 1.3 (em português):
www.baixaki.com.br/download/biociclos-pro-1-3.htm

Ou BioCiclos 1.5 (idem):
www.baixaki.com.br/download/biociclos.htm

Ou pesquise mais opções no Google usando as palavras “Bio-Ritmo”, “Biorritmo” ou “BioRhythms”, existem dezenas de programas disponíveis e gratuitos, inclusive muitos sites que oferecem cálculos on-line. Para celular, existem dezenas de aplicativos que rodam no sistema Android, disponíveis no Google Play, além de outros específicos para IPhone. O Facebook também dispõe de um aplicativo para uso direto na rede social.

PARA ADQUIRIR O LIVRO "BIO-RITMO: LEVE A VIDA, NÃO SEJA LEVADO POR ELA", O MAIS COMPLETO JÁ PRODUZIDO EM TODO O MUNDO SOBRE O TEMA, ACESSE O SITE www.biociclos.com.br. VEJA TAMBÉM ENTREVISTAS E REPORTAGENS SOBRE O TRABALHO DE FELIPE PORTO, COM MAIS DE 30 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM RITMOS BIOLÓGICOS.

PARA ADQUIRIR GRÁFICOS PERSONALIZADOS PARA SEIS MESES OU UM ANO, COM INTERPRETAÇÃO DE FELIPE PORTO, ACESSE O SITE: www.estrelaonze.com.br, clicando no botão "ESTUDOS".